top of page

Dança Contemporânea I - Iniciante

A dança desenvolve aspectos significativos na vida do ser humano, quanto ao domínio e conhecimento do corpo, desenvolvendo e aprimorando suas possibilidades de movimentação, descobrindo novos espaços, novas formas de superação de suas limitações e condições para enfrentar novos desafios.
A dança, enquanto arte, expressão e comunicação humana, incorpora valores e significados que são em si relevantes para o processo educacional na sociedade contemporânea em suas rápidas transformações tecnológicas, políticas e sociais.
“O conhecimento da história da Dança [...] poderá possibilitar ao aluno traçar relações diretas entre épocas, estilos e localidades em que as danças foram e são (re) criadas, podendo, assim, estabelecer relações com as dimensões sociopolíticas e culturais”. (Parâmetros Curriculares Nacionais, 1998, p. 75).
Nesta oficina é dada ênfase, de modo a compreender as relações que esta estabelece com a cultura global e o mundo contemporâneo. Acreditamos que, ao construir pontes entre dança e sociedade, estamos oportunizando o desenvolvimento da autonomia e a capacidade crítica, reflexiva e investigativa para interagirem, produzirem, contextualizarem e compreenderem as danças do seu cotidiano.
Na contemporaneidade, tal contexto exige, cada vez mais, um repertório corporal ampliado. A produção de diferentes coreografias e a leitura de textos corporais e gestuais representam possibilidades de expandir valores culturais, artísticos e estéticos sobre o mundo, contribuindo para o diálogo com a diversidade social, étnica e identitária.

Egnaldo Gomes

   Bailarino da Pulsar Cia de Dança desde 2003, dançou obras como Cárcere, Badulaque, Expiação.
   Em 2008 integrou o elenco da Sacerdotal Cia de Dança e lá dançou Beijo e Seis Canções de Amor.
   Em 2008 estagiou na Cia de Danças de Diadema sob a direção de Ana Bottosso e fez aulas com Ismael Guiser, Fernando Machado e Ana Botosso.
   Atualmente é professor do curso de dança do Núcleo Arte-Educação do Teatro Arthur Azevedo desde 2008.

bottom of page